VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo atinge público máximo 

28/05/2019 


A VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo: O Desafio da produção Agropecuária com Baixo Impacto Ambiental – IV RPCS” iniciou hoje no dia 28 de maio com mais de 450 inscritos. A Solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o Prof. Dr. Miguel Sanches Neto (Reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG), o Eng. Agrônomo Ivonei Afonso Vieira (Secretario da Agricultura de Ponta Grossa, representando o Prefeito de Ponta Grossa-PR, Sr. Marcelo Rangel Cruz de Oliveira), a Profa. Dra. Fátima Maria de Souza Moreira (Presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo), o Sr. Natalino Avance de Souza (Presidente do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER e IAPAR), o Sr. Luiz Antônio Scheuer (Conselheiro do CREA PR – representando o presidente do CREA PR, o Eng. Civil Ricardo Rocha de Oliveira), o Eng. Agrônomo Werner Hermann Meyer Junior (representando o Presidente da federação de Agricultura do Estado do Paraná –FAEP, o Sr. Ágide Meneguette), o  Dr. Oromar João Bertol (Diretor do Núcleo Estadual Paraná da SBCS, NEPAR- SBCS) e o Prof. Dr. Adriel Ferreira da Fonseca (Coordenador da VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo).

 

Após a Solenidade Oficial de Abertura, o Dr. Oromar João Bertol (Diretor do NEPAR) conduziu o Lançamento do Manual de Manejo e Conservação do Solo e da Água para o Estado do Paraná" na presença de vários autores e idealizadores do Manual.


A Palestra de abertura foi proferida Dr. Ildegardis Bertol (Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC) sobre o tema A Dimensão Real da Sustentabilidade da Produção Agropecuária Brasileira”. Na sequencia, o Dr.  Oromar João Bertol (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-PR) moderou a mesa redonda sobre “Degradação do Solo e da água em áreas cultivadas.”  Na mesa redonda participaram os pesquisadores: Dr. Álvaro Luiz Mafra (Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC), Dra. Graziela Moraes de Cesare Barbosa (Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR, Dr. Luiz Carlos Pittol Martini (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC) e a Dra. Nerilde Favaretto (Universidade Federal do Paraná – UFPR). 

 

No período da tarde, o Dr. Arnaldo Colozzi Filho (Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR) moderou a mesa redonda “Políticas e Programas Governamentais Voltados à Sustentabilidade Ambiental da Agropecuária”. Na mesa redonda participaram os seguintes pesquisadores: Me. Werner Hermann Meyer Junior (Federação da Agricultura do Estado do Paraná – FAEP), Dr. André Pellegrini (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR) e Dr. Gustavo Henrique Merten (University of Minnesota). 

Além das palestras, o patrocinadores CALPAR Calcário Agrícola e Colégio Pontagrossense SEPAM também expuseram suas atividades ao publico presente. 

No final do dia houve apresentação e avaliação de pôsteres para seleção daqueles que serão convidados para serem transformados em Artigos Científicos, visando a publicação de uma Edição Especial do Brazilian Archives of Biology and Technology – BABT (Qualis B1 Ciências Agrárias) http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1516-8913&lng=en&nrm=iso.

 



Sorteio de uma vaga no workshop online sobre Uso de Inoculantes na Agricultura

28/05/2019 

A participante da VI RPCS Alini Taichi da Silva Machado foi a ganhadora da vaga no workshop online sobre Uso de Inoculantes na Agricultura”. Essa vaga foi gentilmente cedida pela ANPII (Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes). A ANPII juntamente com pesquisadores do Departamento de Ciência do Solo da Esalq/USP organizaram esse workshop de 20h, o qual oferece palestras semanais ao vivo sobre o tema. Para mais informações, favor consultar o site: http://www.anpii.org.br/. Mesmo que o workshop já tenha sido iniciado no dia 23 de maio, o conteúdo discutido pode ser recuperado.

 


 


Indicadores de Qualidade de solos e água, Rochagem, Biocarvão e Avaliação do Ciclo de Vida são alguns dos temas abordados na VI RPCS 

29/05/2019 


O segundo dia de atividades da VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo iniciou com a palestra ministrada pelo Dr. Ademar Ribeiro Romeiro (Unicamp) intitulada “Serviços Ecossistêmicos do Solo e Capital Natural: Uma Visão Global”. Em seguida, na mesa redonda “Conservação Ambiental em Propriedades Rurais” moderada pela Dra. Lutécia Beatriz dos Santos Canalli (IAPAR) participaram os seguintes pesquisadores: Dr. Maurício Roberto Cherubin (USP/ESALQ), Dr. Fernando Falco Pruski (UFV), Dr. Gabriel Barth (Fundação ABC), e Dra. Cássia Maria Lie Ugaya (UTFPR). 

 

No período da tarde na mesa redonda: “Indicadores, Avaliação e Gerenciamento da Qualidade dos Solos” moderada pelo Dr. Adriel Ferreira da Fonseca (UEPG), participaram os seguintes pesquisadores: Dra. Claudia Maria Branco de Freitas Maia (Embrapa Floresta), Dr. Antônio Carlos Saraiva da Costa (UEM) e Dr. Luis Ignácio Prochnow (NPCT) e Me. Leandro do Prado Wildner (Epagri). 

 

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) e a Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG), patrocinadores do evento, apresentaram suas áreas de atuação. Tivemos a apresentação da Analytik Jena pelo Dr. Júlio Mattos, o qual apresentou instrumentação analítica moderna para determinação de elementos em amostras agronômicas e ambientais, para diversos fins. 

Ao final das palestras, foi apresentada a obra de literatura infantil educativa intitulado “O mistério do ribeirão vermelho” pela secretária da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação Marie Bartz, a qual é inspirada na história de Herbert Bartz. 

 

Além disso, três exemplares do Manual de Adubação e Calagem para o estado do Paraná e três exemplares do Manual de Manejo e Conservação do Solo e Água para o Estado do Paraná foram sorteados entre os participantes. 





Finalizando as atividades do dia 29 de maio, ocorreu a segunda sessão de pôsteres e a Assembleia do NEPAR. Nessa Assembleia foi realizada a Prestação de contas da Gestão 2017-2019, a alteração do estatuto do NEPAR, a aprovação da proposição da Unicentro realizar a VII RPCS, a eleição da Nova Diretoria do NEPAR entre outros. 

Definição da Nova Diretoria do NEPAR na VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo

29/05/2019


 A nova diretoria do Núcleo Estadual Paraná da SBCS (Nepar/SBCS), foi apresentada como chapa única e tem como diretor Adriel Ferreira da Fonseca, da UEPG; como Vice-Diretor a  Graziela Moraes De Cesare Barbosa, do IAPAR; como Segundo Vice-Diretor Cristiano André Pott, da UNICENTRO; como secretário Marcelo Marques Lopes Muller, da UNICENTRO; como segundo secretário Neyde Fabíola Balarezo Giarola, da UEPG; como tesoureiro Tiago Santos Telles, do IAPAR; e como segundo Tesoureiro: Leandro Rampim , da UNICENTRO. 

Para o conselho fiscal foram apresentados: Arnaldo Colozzi Filho (IAPAR), Luis Cesar Cassol (UTFPR) e Paulo Cesar Conceição (UTFPR) como Titulares e, Marcelo Augusto Batista (UEM) e Volnei Pauletti (UFPR), como suplentes. A nova gestão tem mandato até 2021.  


Microbiologia do solo, Predição da Compactação do Solo, Mapeamento Digital são alguns dos temas discutidos no último dia da VI RPCS

30/05/2019

 

O terceiro dia de atividades da VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo iniciou com a palestra ministrada pelo Dra. Fátima Maria de Souza Moreira (UFLA) intitulada “Diversidade Microbiana nos Solos: Recursos Genéticos para a Produção Sustentável e Qualidade Ambiental”. Em seguida, na mesa redonda moderada pela Dra. Carolina Weigert Galvão (UEPG) participaram os seguintes pesquisadores: Dr. André Luiz Martinez de Oliveira (UEL), Dr. Ederson da Conceição Jesus (Embrapa Agrobiologia), Dr. Rafael Mazer Etto (UEPG), e Dr. Rodrigo da Silveira Nicoloso (Embrapa Suínos e Aves).

 

No período da tarde, na mesa redonda moderada pela Dra. Neyde Fabíola Balarezo Giarola (UEPG), participaram os seguintes pesquisadores: Dr. Leandro Gimenez (USP/ESALQ), Dr. Renato Paiva de Lima (UFRPE), Dr. Marcos Rafael Nanni (UEM) e Dr. Alessandro Samuel Rosa (UTFPR).  


O presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG), Rulian Berger e o analista de Desenvolvimento da Agrocete, Dr. Tárik Hanai Yoshida, apresentaram o vídeo institucional da empresa Patrocinadora Agrocete/GRAP. No vídeo foram mostradas todas as etapas da produção dos inoculantes e todos os cuidados aplicados ao longo desse processo. Foi apresentado também o vídeo institucional da Empresa Patrocinadora Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Paraná (SENAR-PR). 

Ao final das palestras, foram sorteados diversos brindes doados pela AEACG e pelo evento VI RPCS dentre eles inscrições para Minicursos, vários exemplares do livro “Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas no Sistema Plantio Direto”, bonés, e chapéus. 


VI RPCS doa livros para o Instituto Pegaí Leitura Grátis

30/05/2019

A VI RPSC doa 15 exemplares do livro “O mistério do ribeirão vermelho” para o Instituto Pegaí Leitura Grátis.  O livro inspirado na história de Herbert Bartz, parte de um projeto que tem como ideal contribuir para o conhecimento e preservação da história da agricultura conservacionista no Brasil. 

 

A VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo superou todas as expectativas de público e de qualidade

31/05/2019

A VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo (VI RPCS) encerra suas atividades com 2 minicursos: “Uso do Novo Manual de Adubação e Calagem do Estado do Paraná” ministrado pelo Dr. Volnei Pauletti (UFPR) e “Uso de Drones nos Estudos de Erosão“ ministrado pela Dra. Selma Regina Aranha Ribeiro (UEPG). 

Segundo o Prof. Dr. Adriel, coordenador geral da VI RPCS, foi oferecido um evento de alto nível que superou as expectativas. “A VI RPCS teve a envolvimento de mais de 450 participantes cumprindo com a missão do Núcleo Estadual Paraná (NEPAR) e da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS).”

 


A Comissão estende seus sinceros agradecimentos a todos os patrocinadores, colaboradores e apoiadores desse evento. A próxima Reunião Paranaense de Ciência do Solo, a VII RPCS, será realizada em Guarapuava em 2021 e a organização da mesma ficara a cargo do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO). 



Realização


Patrocínio

Apoio



LEI DE INCENTIVO AO TURISMO

contato@rpcs2019.com.br

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - Ponta Grossa - Paraná

VI REUNIÃO PARANAENSE DE CIÊNCIA DO SOLO - RPCS

©